Este é um espaço de interação que pretende compartilhar tudo sobre o I Seminário de Mídias Sociais, Educação e Subjetividade promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia. Colabore! Compartilhe!

#PALESTRANTES

Profª Drª Camila Santana.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal Baiano, onde exerce a função de Coordenadora Geral de Programas e Projetos de Extensão, além de ser Coordenadora Pedagógica do PRONATEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na relação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: EaD. Redes Sociais na internet. Cultura Digital e Formação Docente.

Twitter: @camilasantana


Profª Drª Alba Riva.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1984); é Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2008). Professora assistente da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), no curso de Psicologia e membro do Grupo de Pesquisa da UNEB: Gepe(rs): Grupo de Estudos em Psicanálise e Educação e Representação Social. É também professora do Curso de Especialização em Teoria da Clínica Psicanalítica pela Universidade Federal da Bahia. Possui vasta experiência em Serviços de Saúde Pública, na área de Psicanálise, Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde. Vem pesquisando sobre práticas clínicas institucionais (grupais e individuais) e sobre a clínica com usuários de drogas e seus familiares. Coordena projetos de capacitação de profissionais no âmbito da rede intersetorial de saúde, além de exercer atividades de promoção da saúde junto a crianças e adolescentes no campo educacional e institucional. Autora de livro e artigos sobre temáticas da psicanálise, psicologia clínica, saúde mental e toxicomanias.Vem desenvolvendo atividades de transmissão da teoria psicanalítica e das suas interfaces com outros campos do saber. Atua na clínica psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos.




Profª Mestra Telma Cortizo.

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEduC/UNEB. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2011). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1992). Especialização em Metodologia e Práticas do Ensino Superior pela UNIJORGE(2008) e em Currículo e Prática Educativa pela PUC Rio (2002). Pesquisadora do Gepe-rs - Grupo de Pesquisa e Estudos em Psicanálise, Educação e Representação Social, vinculado ao CNPQ. Coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino e professora da Fundação Visconde de Cairu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicanálise e Educação e Formação do Educador.



Profª Drª Larissa  Ornellas.

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1997), Especialização em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise na Université Paris VII - Denis Diderot. Mestrado em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (2000) e Dutorado na mesma área na Université Paris VII - Denis Diderot (2006). Tese de Doutoramento "A melancolia como uma das modalidades da relação do feminino ao objeto", aprovada com menção: Muito Honorável. Publicação da tese em maio 2010 pela editora Hammattan, Paris. Atualmente é pesquisadora convidada da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora - Université Paris VII - Denis Diderot, colaboradora/pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia. Integrante da Association PREAUT, Programa de Pesquisa e Estudos sobre o Autismo. Exerceu atividade docente em Faculdade Particular e pública em graduação em psicologia. Atua em Psicologia Clínica e Hospitalar. Vem exercendo como Psicologa Clínica no Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Robert Ballanger, Paris, durante 7 anos.



Prof. e Psicanalista Cláudio Carvalho.

Psicanalista e analista-membro da Associação de Psicanálise da Bahia - APBa, historiador, professor de filosofia, coordenador do grupo Diálogos Contemporâneos e tem vários artigos e crônicas publicados nos jornais. Escreveu o livro O Educador e o psicanalista: um diálogo do cotidiano, publicado em 2011.



Profª Drª Lourdes Soares Ornellas.

Graduada em Pedagogia e Psicologia com Licenciatura e Bacharelado pela Universidade do Estado da Bahia (UFBA), mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Psicanalista. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representação Social - GEPPE-rs -, do PPGEduC, na UNEB, que abriga duas linhas de pesquisa: Psicanálise e Educação e Educação e Representação Social. Tem parceria com o LEPSI - Lugar de Vida - USP. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Representações Sociais em Educação da PUC/SP , vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representação Social - CIERS-ed da Fundação Carlos Chagas - FCC. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso da Universidade Católica do Salvador - UCSAL. É Coordenadora do NEARS Núcleo de Estudos em Representação Social e Afeto na Educação. Membro da Associação de Psicanálise da Bahia.




Prof. Mestre Elias Cunha Bitencourt.

Doutorando em comunicação pela Faculdade de Comunicação FACOM/UFBA, mestre em cultura e sociedade pelo Instituto de Artes e Humanidades IHAC/UFBA (2014), especialista em design de interfaces pela Unifacs (2004), graduado em Desenho industrial com habiliatação em programação visual pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Lecionou nos cursos de graduação em Design da Unifacs e Unijorge, no curso de Comunicação/ Publicidade e Propaganda e na pós graduação em Design da UNIFACS/Laureate. Atualmente é professor auxiliar em regime de dedicação exclusiva na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Exatas da UNEB. Coordena o Laboratório de mídias ubíquas - UBLAB/UNEB e atua como pesquisador nos grupos Comunidades Virtuais/UNEB e Lab404/UFBA, onde desenvolve atividades de pesquisa em cultura digital, tomando por objetos o livro digital, internet das coisas, big data e Teoria Ator-Rede.





Profª Mestra Juliana Cunha.

Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Tem 10 anos de experiência clínica no atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Atualmente é professora de Universidade Salvador – UNIFACS, responsável pelo estágio básico em Psicologia e Novas Tecnologias. Dedica-se ao ensino e pesquisa em Psicologia e sua relação com os demais campos epistêmicos das ciências humanas, com especial interesse em cultura, sociabilidade e Internet. Na SaferNet Brasil, é a coordenadora psicossocial do HelpLine Brasil, primeiro canal online de ajuda e orientação psicológica sobre o uso seguro e responsável da Internet no Brasil, credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia.



Profª Mestra Bianca Becker.

Psicóloga. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento - Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFBA. Pós-Graduação Lato Sensu em Psicomotricidade - Faculdade Pio X (2010) Graduação Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo: Faculdade Ruy Barbosa (2007). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Brincadeira e Contextos Culturais, do Programa de Pós Graduação em Psicologia, UFBA. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade GITS (UFBA). Docente do Centro Universitário Jorge Amado/Unijorge - Salvador/Bahia. Idealizadora do Projeto Dança Expressiva e Psicologia: a pessoa completa e sua corporeidade. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, Investigação Histórica em Psicologia, Psicologia & Artes e Psicologia Educacional, com ênfase na investigação da Brincadeira espontânea nos diversos Contextos Culturais. Atua nos seguintes temas: Psicologia e Educação, Produção Social do Fracasso Escolar, Relação Professor X Aluno, Dificuldades em Sala de aula, Violência Escolar, O Brincar na contemporaneidade, Cultura de pares e Uso lúdico das Tecnologias Digitais.







Professor e Psicólogo Bionor Brandão.


Atua com clínica, consultoria organizacional, perícia judicial e docência em cursos de pós-graduação. Dedica grande parte de sua atividade clínica para demanda infantil. Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, com projeto de pesquisa que versa sobre a escuta de amódio docente na escola contemporânea, uma leitura psicanalítica do ser professor na atualidade. Membro do Grupo de Pesquisa – Geppe-rs (grupos de estudo/pesquisa em psicanálise educação e representação social). Além da educação, passeia por temas como: psicanálise infantil, autismo, adoção, utilização de fármacos como forma de não sentir, o luto patológico, e, religiosidade e adoecimento psíquico. 



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